Treinamento de NR 10: tudo o que você precisa saber!

Atualizado: Mai 1



A NR 10 discorre sobre atividades na área elétrica, estabelecendo critérios de segurança para todos aqueles que trabalham direta e indiretamente com eletricidade em suas diversas fases. Assim, podemos incluir como atividades na área elétrica, todas aquelas que possuem: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto e construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.


A última atualização desta Norma Regulamentadora ocorreu com a publicação da Portaria nº 915, de 30 de julho de 2019, em que foram revogados os itens 10.13.1, 10.14.1 e 10.14.5. No dia 9 de janeiro de 2020 foi aberta a consulta pública referente à atualização da NR 10.


Por isso, por ser uma área muito ampla e que necessita de constante atualização, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre treinamento de NR 10.


Qual é importância de ter curso de NR 10?


Não podemos negar que os trabalhos com eletricidade precisam de diversos cuidados. Por isso, o curso ou treinamento de NR 10 serve para conscientizar sobre os riscos presentes nos trabalhos com eletricidade.


Atualmente muitas empresas concedem este treinamento quando contratam um profissional da área, mas é fundamental ter também o certificado conforme a legislação vigente desta norma. No entanto, o treinamento realizado pela própria empresa geralmente só vale para o negócio em questão, o que acaba limitando o trabalhador.


Ainda assim, é importante procurar um curso de NR 10 para ter conhecimento dos riscos presentes na área, e até ter um diferencial no mercado de trabalho, por exemplo.


Treinamentos de acordo com a legislação


A respeito da legislação dos treinamentos em SST, vale lembrar que existe uma ementa e carga horária defina pelo anexo 2 da NR 10 para os treinamentos na área de eletricidade. São eles:


NR 10 básico: estabelecido no item 10.8 desta Norma Regulamentadora, é aplicado a profissionais que trabalham direta e indiretamente com eletricidade em baixa tensão, com nível de tensão de até 1000 Vac ou 1500 Vcc (40 horas);


NR 10 complementar: estabelecido no item 10.8 desta Norma Regulamentadora. Aplica-se a profissionais que atuam direta e indiretamente com eletricidade em baixa tensão, com nível de tensão acima de 1000 Vac, 1500 Vcc. Ou que atuam no Sistema Elétrico de Potência (SEP), ou seja, também pode ser em baixa tensão (40 horas);


• Também são previstos treinamentos de reciclagem e treinamentos de riscos relacionados a áreas classificadas, com conteúdo e carga horária específico de acordo com o risco envolvido.


Por isso, é importante lembrar que apenas pessoas autorizadas e com treinamento específico e obrigatório, com grade curricular estabelecida pela norma, podem acessar e trabalhar em instalações elétricas. No item 10.8 da Norma Regulamentadora 10 podemos ver essas e outras obrigatoriedades. Elas estão estabelecidas em relação a “Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores”.


O curso de NR 10 tem validade?


Sim, o curso tem uma validade, mas isso não significa que seu certificado deve ser descartado. Contudo, quando nos referimos a prazo de validade, estamos falando do tempo para fazer a reciclagem, que atualmente é de dois anos. Ou seja, a cada dois anos é preciso fazer o curso de reciclagem em NR 10.


No entanto, vale lembrar que só é possível fazer a reciclagem após efetuar o treinamento completo. Portanto, os colaboradores que nunca participaram de um treinamento da Norma Regulamentadora 10 não podem partir diretamente para a reciclagem.


Qual a melhor forma de aprender sobre a NR 10?


Para o treinamento dos colaboradores sobre a Norma Regulamentadora 10 ou nas demais NRs, é permitido por lei a realização dos cursos na modalidade presencial ou à distância. Muitas vezes, a própria empresa cria o seu treinamento. Mas você já pensou no enorme trabalho de desenvolver seu próprio curso no ambiente de trabalho? Ficar atento à todas as normas exigidas pela lei? Ainda mais um treinamento como o NR 10, que necessita de reciclagem.


A Plataforma EaD da Top Senior é especialista em criação de cursos na área de SST, e reúne tecnologias educacionais exclusivas para melhoria e otimização da aprendizagem. Nossa solução reduz custos com treinamentos e aumenta a flexibilidade para a empresa e os colaboradores.


Dispomos de todos os cursos que citamos antes, no item Treinamentos de acordo com a legislação:


  • NR 10 básico;

  • NR 10 SEP;

  • NR 10 básico reciclagem;

  • NR 10 SEP reciclagem.


Por fim, você pode consultar todos eles aqui em nosso catálogo (site).


Ficou alguma dúvida?


Acesse a nossa plataforma e fale com um especialista!


Suporte: (19) 4042-6476

Suporte Whatsapp: (19) 99719-8424

E-mail de cursos: cursos@topseniorconsultoria.com.br


Equipe Top Senior


9 visualizações

Entre em Contato 

Sobre

A TOP Senior atua entregando soluções flexíveis e automatizadas em tecnologia para a gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

© 2020 todos os direitos reservados - Site Otimizado feito pela RRP Digital