Como preparar o local de trabalho para o novo cenário (pós Covid-19)


Com o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o comércio se encontra instável e não há previsões efetivas para que todo o mercado volte a funcionar normalmente.


Contudo, sabemos que a forma de trabalho e as ferramentas necessárias para conduzir processos rotineiros de uma organização podem mudar significativamente no cenário pós-coronavírus.


Quer saber como?


Mudanças estruturais e sociais


Trabalhadores que irão retornar após o cenário pós-coronavírus devem se adequar a novos comportamentos, garantindo total cuidado quanto a saúde de si mesmo e do coletivo.


Conforme orienta o Ministério da Saúde quanto aos cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus, as ações básicas devem permanecer, como por exemplo:

  1. Limpeza reforçada no ambiente de trabalho com a utilização de álcool em gel e demais produtos de limpeza similares para a contenção do vírus;

  2. Pode haver número restrito de pessoas nos elevadores, pátios, lanchonetes e demais locais onde possibilite pequenas aglomerações;

  3. Tecnologias que permitem o colaborador ter acesso a salas, elevadores e banheiros sem precisar apertar algum botão ou tocar em um algum objeto;

  4. Distância recomendada de pelo menos 1,5 metros por colaborador em seu ambiente de trabalho.


Serviços e processos menos físicos e mais virtuais (online)


Para garantir a segurança dos colaboradores, é possível que diversas ações organizacionais possam ser passadas totalmente para o ambiente virtual.


Além de otimizar e tornar o serviço ainda melhor, a segurança do colaborador será maior, já que não haverá contato físico direto. Dentre os principais serviços, podemos destacar alguns. Veja, a seguir:



1. Relatórios digitais


Tendem a migrar para o digital, diminuindo o compartilhamento de materiais entre os colaboradores e diminuindo o risco de contaminação, processos como:

  • Folhas de pagamento;

  • Gráficos impressos para análise de indicadores e desempenho;

  • Notas Fiscais;

  • Boletins informativos;

  • Folhas de ponto;

  • E demais ações que promovam a circulação de papéis.


2. Utilizando ferramentas da Top Senior para consultas médicas por vídeo


Para empresas de SST, há ferramentas disponíveis que visam o atendimento totalmente por vídeo. Uma consulta virtual agiliza o processo de atendimento dos colaboradores, otimiza o tempo e garante a segurança dos mesmos.


Quando o atendimento é finalizado, o médico poderá assinar a ASO digitalmente no SOCGED (dentro do sistema), onde pode ser feito o download do laudo, enviando os documentos através de e-mail para o próprio colaborador ou ao RH da empresa.


3. Ordem de serviço


Observando o ambiente para verificar o índice de segurança e saúde no trabalho, é possível elaborar ordens de serviço (NR I), dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes e meios eletrônicos sobre os cuidados a serem seguidos para evitar contágio e transmissão do Coronavírus, como também os riscos e perigos das tarefas a serem executadas.


Conclusão


Conforme descrito acima, o novo cenário pós-coronavírus trará mudanças estruturais e tecnológicas no meio organizacional, prezando pelo bem-estar e a saúde dos colaboradores.


É importante utilizar a tecnologia para tornar serviços cada vez mais digitais, garantindo mais segurança aos empregados e otimizando ainda mais a rotina do seu negócio.

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