Como manter a saúde psicológica trabalhando em casa?



Com o home office, surge um problema que poucas pessoas param para pensar, mas que afeta grande parte de quem está começando a trabalhar nessa modalidade.


A solidão é gerada quando não temos mais o compromisso de ir até o escritório todos os dias e conversar com os nossos colegas de trabalho.


Dessa maneira, criamos um guia essencial de como manter a saúde psicológica trabalhando em casa. Confira!


1. Invista na sua saúde psicológica


A primeira dica que temos para dar pode até parecer óbvia, mas muitos profissionais deixam a desejar nesse quesito.


É essencial meditar e refletir sobre a sua situação atual.


Nossa cabeça tende a piorar tudo o que não conhecemos. Ficamos desesperados quando não entendemos exatamente tudo o que nos cerca e, em momentos de isolamento, isso tende a piorar.


Como estamos sem contato com as pessoas, precisamos reforçar os laços com nós mesmos!


Aproveite a paz e a tranquilidade para pensar nas suas escolhas, caminhos e medidas que tomou e estão afetando a sua vida, desse modo, pode tomar decisões para virar o jogo ou otimizar a rotina.


2. Crie uma rotina saudável


Outro problema muito comum enfrentado por pessoas que estão trabalhando em casa é ganhar liberdade.


Por mais prazeroso que pareça, e realmente é, nos tornamos os únicos responsáveis pela nossa rotina.


Não temos mais que bater ponto. Podemos trabalhar nos projetos que mais nos identificamos primeiro, e deixar os outros para depois. Esse é o erro!


Precisamos definir uma lista de tarefas e cumpri-la à risca, sem trabalhar mais do que o necessário para o período. Precisamos ter o nosso tempo livre. A sala, a cama e o sofá não podem se tornar nossos escritórios.


Inclusive, isso cabe aos próprios gestores. É essencial criar medidas e regras que orientem a equipe, de modo a impedir o excesso de horas extras ou produção desordenada.


3. Fortaleça as relações interpessoais


Nós dissemos logo no começo. A solidão é o maior problema de se trabalhar em casa. Você perde o contato com as pessoas que estava acostumado a ver diariamente.


Dessa maneira, fortaleça as relações interpessoais através da tecnologia. Opte por ligações em vez de mensagem de texto. Invista em reuniões por chamada de vídeo, e não relatórios extensos.


4. Aproveite para se aperfeiçoar


Nada é mais revigorante para a saúde psicológica que encontrar um propósito. Defina quais são as suas maiores habilidades para torná-las ainda melhores, e descubra as dificuldades que possam ser superadas.


Trabalhando em casa você acaba ganhando tempo. Não precisa mais se deslocar para o trabalho, e o seu escritório fica no quarto ao lado da cozinha na hora do almoço. Dessa maneira, não tem desculpa para não investir em cursos, livros e autoconhecimento.


A saúde psicológica é o nosso bem mais precioso. Trabalhando em casa podemos deixá-la de lado. Fique atento para que isso não aconteça com você e nem com os seus colaboradores.


Cuide da sua mente!


Apenas uma mente sadia desempenha um bom trabalho.


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